segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A primeira experiência


Com o intuito de mostrar como é ser jornalista na atualidade para estudantes do primeiro período do curso de jornalismo sob o ponto de vista de um tele jornalista convido para participar desse trabalho a jornalista Liana Aragão.
Liana Martins Aragão tem 30 anos, nasceu em Teresina-PI más residiu durante muito tempo em Uruçuí (sul do estado). Filha do engenheiro agrônomo José Marcelo Bezerra Aragão e da Professora Verônica de Maria da Rocha Martins Aragão ingressou na UFPI – Universidade Federal do Piauí no ano de 2000 para dar início a sua formação acadêmica de Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo concluindo este em 2006, especialista em Gestão de processos comunicativos também pela UFPI a jornalista teve oportunidade de trabalhar como estagiária na Tv Clube e Tv Cidade Verde, Portal Acesse Piauí, Tv Antares como repórter, hoje é apresentadora de um programa semanal que faz a linha de entretenimento na Tv Cidade Verde.
A entrevista foi realizada na quarta Feira, 24 de novembro de 2010, com a temática – “O que é ser jornalista hoje”.
A experiência de fazer essa entrevista foi imensamente gratificante. Pude conhecer duas tele jornalistas que estão atuando hoje, Liana Aragão que tem 5 anos de carreira e Vanusa Coelho que tem 18 anos de carreira. Ambas com conhecimento aliado a prática para desfrutar do compromisso jornalístico. Devido a alguns problemas pessoais Vanusa não pode conceder a entrevista, procurei assim por Liana por admirar seu trabalho.
Pude perceber com essa prática jornalística inicial que as dificuldades existem no jornalismo assim como em todas as outras profissões. E que para se dar bem na carreira, além de ler, estudar, ter foco, tem que existir paixão pelo que faz. Porque como disse Liana Aragão durante a entrevista, o jornalismo exige muito do profissional, quem é jornalista vive de jornalismo e para o jornalismo.
Apesar de saber que no jornalismo – porém não apenas nele - podemos levar muitos nãos, perder muitos momentos da vida, ser exigida diariamente pela sociedade, apesar das dificuldades, é algo que ainda tenho em mente, é como um sonho que vem se concretizando.
Espero poder com esse trabalho auxiliar futuros estudantes e pesquisadores com meu conhecimento adquirido. A entrevista na integra (decupagem e áudio) vai estar disponível aos estudantes na Universidade Estadual do Piauí em breve.


P.S.: Desculpem meu momento tiete.




Nenhum comentário:

Postar um comentário